Como o QR Code pode ajudar as pessoas com deficiência visual?

Descrição da imagem: A imagem mostra uma mulher segurando um telefone com uma tela que exibe um código QR. A mulher está sentada em um ambiente ao ar livre, com uma camisa em tons de branco e cinza. Ela está segurando o telefone com a mão direita, com a tela voltada para a câmera. O código QR é grande e ocupa quase toda a tela do telefone. O fundo da imagem é um pouco desfocado, mas parece ser uma área ao ar livre com plantas e árvores. Descrição realizada com o auxílio de inteligência artificial

Vamos falar um pouco sobre o QR Code, e como ele pode ajudar as pessoas com deficiência visual.

O QR Code é um gráfico (desenho) em 2D em formato quadrado preto e branco que pode conter várias informações. Hoje em dia muitas empresas já utilizam esse tipo de código, e ele pode ser amplamente utilizado em vários segmentos.

As indústrias já poderiam adotar esse tipo de código em suas embalagens. Por exemplo, nas embalagens de remédio poderiam conter toda a informação da bula, o nome do remédio, fabricante, princípio ativo e demais informações, mas para poder ser identificado por uma pessoa com deficiência visual poderia conter uma identificação em braile, para poder facilitar a localização do QR Code, e assim a pessoa apontaria a câmera do smartphone e o leitor de tela faria a leitura de todo o conteúdo mostrando todas as informações.

Em outros setores também é possível utilizar o QR Code, como em roupas, na qual poderia conter o tamanho, marca, cor, tipo de estampa, etc. Também todos os tipos de embalagens do setor alimentício, farmacêutico, cosméticos, eletrodomésticos, etc. poderiam trazer uma infinidade de informações úteis para os consumidores.

O QR Code nas embalagens poderia facilitar muito a vida das pessoas em geral e também pessoas com deficiência visual. Em uma simples ida ao mercado, uma pessoa com deficiência visual com o produto em mãos, apontaria a câmera do smartphone no QR Code e poderia saber qual o produto, marca, peso, etc.

Com isso uma pessoa com deficiência visual ou até mesmo idosos ao se tomar um simples remédio teriam mais certeza que teriam em mãos o remédio correto, ou a roupa que é da cor que deseja usar, etc.

“ O mais importante é ser feliz, e que a tecnologia venha apenas para somar, e nunca deixe de curtir e aproveitar a vida com a família e as pessoas que você ama “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>